Os Benefícios da Camomila Para a Saúde e Beleza!

0
849

Os Benefícios da Camomila que você Não Conhece são muito importantes, pois a Camomila é uma planta muito usada para o preparo de chás, que ajudam a tratar inúmeros problemas de saúde. A camomila é uma erva usava há séculos, principalmente para dores no estômago e para ajudar a relaxar e dormir. Também é uma das ervas mais populares e conhecidas, provavelmente sua avó já te recomendou quando o caso era relaxar e/ou dormir, não?

 

O tipo de camomila mais conhecida e estudada é a que tem o nome científico ‘Matricaria retinítica’. A erva pode ser usada para diversos tipos de problemas como resfriados, ferimentos, inflamação da gengiva, dores no estômago, dor mestrual e certos problemas de pele como psoríase, eczema, varicela e assaduras. E é claro, acredito que seu uso mais popular (pelo menos no Brasil) seja como um chá relaxante para dormir.

Benefícios da Camomila Para a Saúde

Victoria Zak no seu livro “20 Mil Segredos do Chá” se refere ao Chá de Camomila como o mais reconfortante de todos, dizendo que a erva é capaz de nos nutrir e curar de forma física, mental e emocional.

Certamente o Chá de Camomila é uma boa opção para aliviar o estresse e relaxar para dormir, mas nesse post vamos além e mostrar em detalhes sobre todos os outros benefícios da erva. Graças a ciência estamos começando a apreciar o Chá de Camomila de uma forma totalmente nova.

Benefícios do Chá de Camomila Para a Saúde

Camomila Traz Longevidade:

De acordo com um novo estudo, a camomila nos ajuda a viver mais e melhor. Cientistas da Universidade do Texas consideraram os efeitos de camomila em uma amostra constituída por 1667 indivíduos, entre homens e mulheres. Beber o Chá de Camomila pode ajudar a reduzir o risco de morte prematura em 29%. Logo, a camomila prolonga a vida.

Alivia Dores de Estômago:

De acordo com o Dr. David Kiefer, a camomila contém algumas substâncias que impedem o agravamento de distúrbios gastrointestinais. Ela tem um efeito calmante especialmente em relação a azia e dores de estômago. O Chá de Camomila deve ser preparada com água quente, mas não muito quente, para evitar danificar as propriedades da planta.

Ajuda a Dormir Melhor:

O chá de ervas com camomila é um dos remédios naturais mais conhecidos para dormir melhor e superar a insônia. Preparar o Chá de Camomila é simples. O conselho é comprar as flores secas de camomila na medicina herbal e usar duas colheres de chá por copo.

 

Ajuda a Combater Resfriados e Gripes:

A camomila é considerada um remédio natural útil para apaziguar os sintomas de gripes e resfriados. Especificamente, respirar o Chá de Camomila ajudaria a liberar as vias aéreas.

Estimula o Sistema Imunológico:

De acordo com Elaine Holmes, química do Imperial College London, um número crescente de estudos mostram que alguns remédios naturais muito comuns contêm algumas substâncias químicas que são realmente valiosas para a medicina. Em particular, algumas substâncias presentes na camomila podem aumentar a atividade antibacteriana e estimular as funções do sistema imunológico.

Aliviar Dores de Cabeça:

Um estudo realizado em 2014 levou em conta o efeito potencial e a ação dos mecanismos de uso tópico do óleo de camomila no que se refere a dores de cabeça e enxaquecas. Os pesquisadores especulam que o óleo de camomila pode representar um “novo” remédio para aliviar a dor relacionada à enxaqueca.

É um Anti-inflamatório Natural:

A ciência está investigando os benefícios do Chá de Camomila para reduzir a inflamação. Durante séculos, a camomila é utilizada como um anti-inflamatório natural. Um estudo realizado em 2010 apontou o uso de camomila como um eficaz anti-inflamatório.

Ajuda a Tratar a Diarreia:

Estudos mostraram que a camomila é eficaz para o tratamento da diarreia, mesmo em crianças pequenas. A erva não só ajuda a se recuperar de forma mais rápida da diarreia mais também faz com que o tempo de recuperação seja menos desconfortável.

Evita as Cólicas em Bebês:

O Chá de Camomila é tradicionalmente usado e eficaz para o tratamento de cólicas em bebês e crianças pequenas. A erva também é usada na fabricação de remédios como Viburcol que pode ser usado para aliviar cólicas.

Combate as Cólicas Menstruais:

Se você está procurando uma maneira natural e segura para aliviar o desconforto das cólicas menstruais, experimente uma xícara de Chá de Camomila. Além de já ser usada a anos para esse caso, pesquisas recente revelou que o chá realmente tem a capacidade de diminuir as cólicas.

Benefícios da Camomila Para a Saúde e Beleza

Tomar o chá regularmente aumenta os níveis do amoniácido glicina e maiores níveis de glicina podem ajudam aliviar as cólicas menstruais, reduzindo espasmos musculares e incentivando seu corpo a relaxar.

Evita a Menstruação Irregular:

Os efeitos da camomila também ajudam a regular a menstruação irregular estimulando o fluxo sanguíneo na região pélvica e útero. No entanto, se você está tentando engravidar, evite o chá.

Melhora a Pele e o Couro Cabeludo:

A camomila – não só em forma de chá – também pode ser usada para aliviar picadas de insetos, varicela, feridas, queimaduras, contusões, erupções cutâneas além de ser um remédio popular para evitar o crescimento de úlceras. A erva também alivia a eczema (dermatite), psoríase, acne, assaduras e outras irritações na pele. O chá também pode ser usado como anti-inflamatório para o couro cabeludo.

 

Camomila Para a Pele e os Cabelos:

Além do chá ser benéfico para a pele e couro cabeludo, ainda pode ser usado cosmeticamente. O Chá de Camomila é conhecida e utilizada em diversos cosméticos para lavagem de cabelos louros e castanho-claro, dando uma aparência mais natural. Você mesma pode fazer sua própria solução em casa, basta adicionar o dobro da quantidade de saquinhos no chá e fazer a lavagem do cabelo.

Contém Proteção Antioxidante:

O Chá de Camomila é fonte rica em antioxidantes que fornecem diversos benefícios para saúde como combater inflamações, proteção contra doenças crônicas como câncer, hipertensão arterial, artrite reumatoide além de retardar o processo de envelhecimento e reverter os sinais visíveis de envelhecimento como rugas e perda da elasticidade da pele.

Ajuda a Tratar a Diabetes Tipo 2:

Uma pesquisa mostrou que tomar Chá de Camomila junto ou depois das refeições pode ajudar a melhorar a saúde de pessoas com diabete tipo 2, abaixando substancialmente os níveis de glicose no sangue, além de prevenir e melhorar muitos dos efeitos colaterais provocados pela diabete como danos nos rins e perda de visão.

E mesmo que você não tenha diabetes, o Chá de Camomila é uma excelente opção para prevenção. O chá trabalha parando a progressão da hiperglicemia que pode protegê-lo contra diabetes em desenvolvimento e incentivar órgãos e vasos sanguíneos saudáveis.

Afinamento do Sangue:

Certos compostos do Chá de Camomila tem propriedades de afinamento do sangue que pode beneficiar a saúde do coração, melhorar a circulação, estimular vasos sanguíneos saudáveis e proteger contra doenças cardiovasculares.

 

Potencial Para Combater e Prevenir Câncer:

Pesquisas de laboratório iniciais sugerem que esse poderoso chá de ervas também pode ajudar a combater e até mesmo impedir diversos tipos de câncer.

Não só os antioxidantes fornecem proteção contra o câncer, há certas substâncias químicas que retardam a propagação e encurtam o tempo de vida de células cancerosas da mama e ajuda na prevenção no crescimento de células cancerosas de leucemia.

Tem Propriedades Anti-inflamatórias:

A reputação da camomila na medicina tradicional como tratamento eficaz para inflamação tem sido apoiado pela pesquisa moderna, sendo capaz de aliviar dor e inchaço da artrite reumatoide, febre de feno, hemorroidas dolorosas, periodontite além de outras condições inflamatórias crônicas.

Promove a Saúde Dental:

Beber uma xícara de Chá de Camomila ou gargarejar é capaz de trazer alívio para gengivas dolorosas, gengivite, aftas e dor de dente.

Melhora a Digestão:

Essa erva é um poderoso relaxante digestivo, usada para tratar vários distúrbios gastrointestinais, incluindo gases, refluxo ácido, indigestão, diarreia, anorexia, enjoo, náuseas e vômitos.

Chá de Camomila pode ajudar a encurtar o curso de diarreia e cólicas em crianças, bem como aliviar os sintomas associados com as condições como dor e ansiedade. Ela também contém compostos anódinos que são antiespasmódico, reduzindo cólicas, constipação e outras dores de estômago.

Muitos destes benefícios são devido aos efeitos relaxantes naturais dessa erva. Uma vez que o cérebro e o intestino se comunicam diretamente através do nervo vago, uma mente mais relaxada também pode ajudar a tratar o intestino.

Promove a Saúde da Pele:

Você sofre com erupções ou pele seca, irritada, envelhecida, vermelha? Tente usar óleo de camomila misturado em loção. Ela promove a saúde da pele e alivia as irritações, graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.

Para melhorar vários aspectos da sua saúde, procure incluir o Chá de Camomila na sua alimentação de verdade. Consuma outros produtos naturais que são livres de tóxicos, produtos químicos e industrializados. Dê preferência aos alimentos naturais, que vão cuidar de você de dentro para fora.

Previne Doenças Infantis:

Chá de Camomila morno é um remédio caseiro tradicional para lactantes e crianças que sofrem de cólicas, diarreia e febre. O Chá de Camomila pode ajudar a acalmar bebês com cólica, mas é recomendado mostrar ao seu pediatra rótulo do chá para assegurar que a dose não é muito forte.

 

Acelera a Cicatrização:

Possui propriedades curativas, sendo eficaz na secagem de feridas, acelerando o processo de epitelização. Estudos comprovaram a eficiência dos benefícios do Chá de Camomila, promovendo uma taxa de cura mais rápida, principalmente para queimaduras.

Isso ocorre porque a camomila possui efeito anti-inflamatório, antimicrobiana e antioxidantes e as pessoas podem tanto beber seu chá como aplicar folhas secas na área afetada.

Ajuda na Perda de Peso:

A erva atua como sendo um supressor do apetite, além de ter propriedades diuréticas que contribuem para a perda de peso. Sem contar nos seus efeitos de remover resíduos tóxicos e desintoxicar o corpo. A erva possui altos níveis de antioxidantes e nutrientes que ajudam em uma dieta saudável e equilibrada.

Benefícios da Camomila

Receitas de Chá de Camomila:

Chá Para Combater o Enjoo:

O Chá de Camomila seca com framboesa ou hortelã-pimenta ajuda a aliviar a náusea e o enjoo.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de Camomila seca;
  • 1 colher (chá) de folhas secas de Hortelã-pimenta ou Framboesa;
  • 1 xícara de água fervente.

Como Fazer:

Adicionar a mistura a uma xícara de chá com água fervente. Tapar, deixar repousar durante cerca de 10 minutos e coar antes de beber. Este chá pode ser bebido 3 vezes por dia ou de acordo com a necessidade, porém não deve ser tomado por grávidas sem orientação do médico.

Chá Para Acalmar e Relaxar

O Chá de Camomila seca apresenta propriedades relaxantes e ligeiramente sedativas que ajudam a tratar a insônia, a relaxar e a tratar a ansiedade e o nervosismo. Além disso, este chá também pode ajudar a reduzir as cólicas e espasmos durante a menstruação.

Ingredientes:

  • 2 colheres (chá) de flores secas de Camomila.
  • 1 xícara de água.

Como Fazer:

Em 250 ml de água fervente adicionar as 2 colheres de chá. Tapar, deixar repousar durante cerca de 10 minutos e coar antes de beber. Este chá deve ser bebido 3 vezes por dia, e caso seja necessário pode ser adoçado com uma colher de chá de mel.

Além disso, para aumentar o efeito relaxante e sedativo deste chá pode ser adicionada uma colher de chá de erva-dos-gatos seca e de acordo com indicação do pediatra este chá pode ser usado por bebês e crianças para reduzir a febre, a ansiedade e o nervosismo.