Não Deixe de Ignorar Esse Sintomas do CÂNCER de COLO do ÚTERO!

0
556

Confira Agora os Principais Sintomas de Câncer de Colo de Útero, pois esses sintomas é muito importante ficamos atento. Entre entanto, o Câncer de Colo de Útero é um tipo de tumor maligno que ocorre na parte inferior do útero, região em que ele se conecta com a vagina e que se abre para a saída do bebê ao final da gravidez.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Câncer de Colo de Útero é o terceiro mais incidente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do câncer colorretal. No entanto, hoje o diagnóstico é feito muito mais precocemente: na década de 1990, 70% dos casos eram diagnosticados em sua forma mais avançada.

O que é o Câncer de Colo de Útero?

O Câncer de Colo de Útero ocorre na parte inferior do útero, também conhecida como cérvice, e que se localiza na parte superior da vagina. Esse tipo de câncer tem desenvolvimento lento e pode ser detectado nas fases iniciais.

Ou mesmo quando a lesão ainda é uma lesão pré-câncer, com a realização da consulta ginecológica de rotina e do exame preventivo (Papanicolaou). A realização desse exame na periodicidade recomendada possibilita a detecção da doença nos estágios iniciais e as probabilidades de cura, neste caso, são de quase 100%.

Quais as Causas?

Como qualquer tipo de tumor maligno, esse também se origina da multiplicação desordenada de células anormais, que efetivamente formam a lesão e podem ganhar a circulação, atingindo outros órgãos e tecidos do corpo. No caso do câncer de colo do útero, a principal causa dessa multiplicação desordenada é o papilomavírus humano (HPV), um vírus transmitido, na grande maioria dos casos, pela relação sexual.

Atualmente, considera-se que a maioria das mulheres será exposta a este agente durante suas vidas sexuais. No entanto, de todas as mulheres que entram em contato com o vírus, apenas uma pequena parte desenvolve as lesões relacionadas, sendo as mais frequentes as verrugas genitais, seguidas das lesões pré-câncer e o câncer invasivo.

Sintomas do Cancer Câncer de Colo de Útero:

  • Sangramento vaginal anormal;
  • Sangramento menstrual mais longo que o habitual;
  • Secreção vaginal incomum, com um pouco de sangue;
  • Sangramento após a menopausa;
  • Sangramento após a relação sexual;
  • Dor durante a relação sexual.

Estes sinais e sintomas também podem ser causados por outras condições além do câncer de colo do útero, por exemplo, uma infecção que pode provocar dor ou sangramento. Ainda assim, se algum destes sinais ou outros sintomas suspeitos surgirem você deve consultar um ginecologista imediatamente, para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.

Nota:

O Brasil já avançou em sua capacidade de diagnosticar precocemente o Câncer de Colo de Útero. Nos anos 90, cerca de 70% dos casos diagnosticados já estavam em estado invasivo. Atualmente 44% dos casos são de lesão precursora do câncer, chamada in situ, que tem altas chances de cura. Isso prova que a informação é a melhor aliada contra o Câncer de Colo de Útero.

Recomendados Para Você: